terça-feira, 4 de junho de 2013

A cegueira da Alemanha... ou novo riquismo da Sra. Merkel

Vamos assumir uma coisa que, em primeiro devemos sempre lembra-nos. Portugal deve aos credores cerca de 130% do PIB, sendo que este é de 165.409.200 euros, o que dá 215.031.960 euros. 215 MIL MILHõES DE EUROS!! É quanto nós Portugueses devemos ao todo.
E isto a Sra Angela Dorothea Merkel e os restantes parceiros europeus e mundiais querem receber. Justo? Será. E terá de ser já?

Vamos ver... nem sempre foi assim! tão arrogante e frio o trato com quem deve a quem na Europa.

 A Alemanha esquece-se que, se hoje é quem é na Europa, deve-se, não só á capacidade empreendedora, organizacional e de trabalho dos seus cidadãos, mas também á benevolência e perdão de dívida dos seus parceiros Europeus. Em 1957 foi assinado o London debt agreement perdoando 50% da dívida da Alemanha pós guerra e prolongando o prazo de pagamento do restante por 30 anos.

 
As negociações duraram de 27 de Fevereiro a 08 de agosto de 1953 em que 16 mil milhões de marcos de dívida da década de 1920, 1ª guerra mundial, que tinha vencido em 1930 e mais 16 mil milhões de marcos representado empréstimos do pós-guerra, fruto dos encargos dos países aliados e da própria Alemanha.

Pará quem quiser ler mais aqui esta o link de para o acordo sobre a Divida externa da Alemanha

http://www.weltvertrag.org/e375/e719/e989/AgreementonGermanExternalDebts1953_ger.pdf

O montante a reembolsar foi reduzida em 50%, para cerca de 15 mil milhões de marcos e estendeu-se o pagamento ao longo de mais de 30 anos permitindo ao pais da Sra. Merkel pagar não só com o sacrifício dos seus cidadãos mas com um plano de crescimento económico feita ao longo de 30 anos. Meus caros, dinheiro paga-se com dinheiro não com sacrifícios, e para pagar dinheiro temos de GERAR MAIS DINHEIRO. Convinha perceber isto.

Ao governo deste pais falta bom senso, um pouco de inteligência ou visão estratégica e sobretudo capacidade de negociação. E nós pagamos!




Sem comentários:

Enviar um comentário